Vazamento de óleo? Aprenda a identificar o problema
Por Accert Seguros
Mais um daqueles problemas rotineiros com o carro e que, certamente, podem dar uma dor de cabeça imensa: vazamento de óleo. Pode parecer pequeno e até passar despercebido em alguns casos, mas, o quanto antes for percebido e ajustado, melhor e menos probabilidade de danos acontecerem com o carro.
Uma das verificações mais simples e que os motoristas costumam perceber o vazamento de óleo é ao tirar o carro da vaga e notar uma mancha escurecida. Até aí fica fácil, mas, em muitos casos, o mais complicado é saber de onde está vindo o vazamento.
A falta de manutenção é um dos grandes causadores, afinal, um veículo precisa passar por revisões constantes e sempre fazer a troca de óleo no momento certo. É importante ressaltar que diversos acontecimentos e algumas partes do motor podem causar o vazamento. As mais comuns são o excesso de óleo, desgaste da junta do cabeçote, retentores e problemas no cárter.
Preciso me preocupar com o vazamento?
Não tenha medo ao encontrar uma mancha de óleo no chão e nem precisa ir correndo atrás de uma lanterna para ver se acha algum tipo de vazamento instantaneamente. O problema pode ser verificado de outras formas, até mesmo pela coloração do líquido. Ele pode indicar muitas partes do carro e otimizar o processo.
Normalmente, são seis fluídos que envolvem esse tipo de vazamento de óleo. Iremos apresentar todos para facilitar a identificação.
Não deixe que o vazamento de óleo perdure por muito tempo
Não é incomum ver pessoas deixando esse problema de lado por considerá-lo banal ou algo que vai parar, assim, repentinamente. Mas, não é assim que um vazamento de óleo deve ser tratado. Assim que notar qualquer indício desse problema, resolva-o o quanto antes. Um motor que não está sendo lubrificado, por exemplo, pode fundir e gerar gastos muito maiores que um simples reparo.
Além disso, outros tipos de vazamento podem interferir diretamente na segurança do veículo, como o fluído de direção e o fluído de freio. A importância de um carro rodando com segurança é óbvia.
Óleo marrom claro ou preto
Esse tipo de vazamento de óleo é um dos mais comuns de serem identificados, pois se trata do líquido lubrificante que é utilizado dentro do motor. É bem fácil de detectar, pois é uma coloração âmbar que varia entre o marrom claro e o preto. Caso o problema seja um pequeno gotejamento, não se preocupe, pois, com tantas juntas e vedações, é normal escapar uma ou outra gotinha.
Mas, caso o gotejamento se intensifique ou permaneça por um período de dias maior, é bom levar até o seu mecânico de confiança fazer uma verificação e apontar quais são as razões do vazamento de óleo. Há um período certo para fazer a troca de óleo.
Avermelhado e fino ou grosso e marrom
Esse vazamento de óleo pode se assemelhar ao do motor, mas, com um pouco de atenção é possível identificar facilmente as diferenças. Ele é um pouco mais espesso e encontrado, geralmente, no centro do carro. Algumas transmissões mais atuais têm um líquido vermelho, mais fino que o óleo e mais simples de ser reconhecida. O vazamento pode ocorrer de um selo de transmissão falho ou junta.
Se você possui um veículo com transmissão automática ou que utiliza algum tipo de eixo cardam, fique atento a esse tipo de vazamento. Outra maneira de notar se o fluído da transmissão automática está vazando é notar trancos repentinos nas trocas de marchas ou mesmo uma sensação de que o câmbio está “patinando”.